Escolha e consequência

Samuel dos Santos Geremias

Era tardezinha, e o sol já se encaminhava para o poente, misterioso e triste como as saudades de uma mulher que se amava em segredo. Aos olhos de Pedro João uma tarde dessas é que convida o homem a descansar, e a meditar.

Após o sol se pôr e o homem acabar de meditar, ele vai em busca de um descanso. Porque trabalhar cortando cana não é fácil. Mas já sabendo que amanhã vai ter a mesma rotina, o homem nem reclama porque já está acostumado, o que não impede que ele grite de dor nas costas – consequência de quem fica muito tempo inclinado. Mas apesar de tanta dor, o homem não pode largar o seu pão de cada dia.

No correr da labuta o homem não aguenta de dor, e resolve tomar uns remédios sem receita médica, por conta própria. Mas todos sabem que se tomar medicamentos sem receita médica, pode ter uma consequência.

Ao longo dos meses ele foi sentindo a dor que já era forte, piorar até que não aguentando mais resolve procurar um hospital, que ficava bem longe do interior onde ele morava. Como não tinha carro nem moto, seu patrão resolve levá-lo ao médico.

Chegando lá, explica ao Doutor o que ele estava sentindo, e é logo levado para fazer uns exames. Assim que eles ficam prontos, o médico olha e não acha nada de errado que explique aquelas dores. Então ele pede uma ressonância magnética para ver o que tinha de errado com aquele homem.

Após sair o resultado, a surpresa – o pobre homem estava com intoxicação no fígado e pedra nos rins. Imediatamente começou o tratamento, e viu a sua saúde melhorar pouco a pouco. Daí em diante decidiu que iria se cuidar mais.

Depois de alguns meses, já sem as dores nos rins e se sentindo melhor, retornou ao Hospital para refazer os exames. Chegando lá recebeu uma ótima notícia – seus problemas de saúde tinham acabado. E assim ele pode voltar com sua rotina e seus trabalhos, tomando muito cuidando com a sua saúde dali pra frente.

Deixe um comentário